ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Campus Juiz de Fora do IF Sudeste de Minas Gerais comemora 50 anos do curso de metalurgia

Também serão comemorados os 10 anos da graduação em Engenharia Metalúrgica. A programação inclui uma mesa redonda com profissionais formados pela instituição e uma série de homenagens

Fonte: IF Sudeste de MG

Créditos: Divulgação IF Sudeste MG

 

Na última semana do mês de novembro, o Campus Juiz de Fora celebrou o cinquentenário do curso Técnico em Metalurgia e os 10 anos da graduação em Engenharia Metalúrgica, em um evento especial na sede do campus, na Rua Bernardo Mascarenhas. A programação inclui uma mesa redonda com profissionais formados pela instituição e uma série de homenagens a alunos e professores que desenvolvem para essa trajetória.

O evento reuniu ex-alunos, estudantes atuais e a comunidade acadêmica para reviver a história do curso, criado em 1974 para atender à crescente demanda do setor industrial da região. Desde então, a formação técnica e, posteriormente, a graduação em Engenharia Metalúrgica, têm sido fundamentais para preparar profissionais que atuam em empresas de destaque, como ArcelorMittal, Nexa, Gerdau, Tupy, Ball e Petrobras.

A graduação em Engenharia Metalúrgica, que teve início em 2015, foi reconhecida pelo Ministério da Educação com nota máxima em 2019, e desde então já formou 34 engenheiros. O professor Matheus Oliveira, coordenador do curso de Engenharia Metalúrgica, destaca que cerca de 90% dos egressos estão empregados, com 60% deles participantes diretamente no setor metalúrgico. "O mercado de trabalho é promissor para os formados. Temos uma infraestrutura forte, com laboratórios modernos e um corpo docente qualificado, o que garante a qualidade da formação", afirma.

Durante o evento, também foram exibidos vídeos curtos produzidos com a participação de ex-alunos, em quais reuniões suas trajetórias profissionais e como a formação no Campus Juiz de Fora foi importante para suas carreiras. A ideia é fortalecer os laços entre diferentes gerações de profissionais e destacar o impacto da educação técnica e superior oferecida pela instituição.

Com 71 alunos matriculados atualmente nos cursos técnicos, o Núcleo de Metalurgia já planeja novas expansões. Em 2025, será lançado o curso de especialização em Tecnologia de Materiais e Processos Metalúrgicos, com perspectivas de, futuramente, oferecer programas de mestrado e doutorado na área.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.