ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Programação de Novembro 2024: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Dentre as ações do mês, o museu conta com a exposição “Um Olhar, Uma Luz”, o documentário “Arte: Um Projeto Possível”, além da ação Novembro Negro – UFMG, com contação de histórias e oficinas sobre a cultura ancestral do Congo

Fonte: Gerdau

Créditos: Divulgação Gerdau

 

Em novembro de 2024, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abre sua programação com a exposição “Um Olhar, Uma Luz”, que continua em cartaz até o dia 24/11. No dia 07/11, o Museu recebe a exibição do documentário “Arte: Um Projeto Possível”, filme de Charles Paiva e Letícia Góis. Na segunda semana de novembro, no dia 14/11, o MM Gerdau integra a ação Novembro Negro – UFMG, com contação de histórias e oficinas sobre a cultura ancestral do Congo, que tanto influenciou na história cultural, patrimonial e tecnológica de Minas Gerais e do Brasil. Nesse mesmo dia, o Museu participa da 8ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, em iniciativa criada pelo Governo de Minas Gerais. Fechando a programação, acontece o lançamento do livro infantil “Será Que Alguém Sabe?”, do autor Gustavo Rodrigues, e ilustrações de Mariângela Haddad.

A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe!

EXPOSIÇÃO: IX EDIÇÃO – UM OLHAR, UMA LUZ

DATA: 24/10/2024 a 24/11/2024

HORA: terça a domingo, das 10h às 17h // quinta-feira, das 10h às 22h

LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Sala de Exposições Temporárias)

A mostra apresenta 25 fotografias de estudantes, de 7 a 45 anos, de todos os segmentos da rede Municipal de Educação. No tema proposto para 2024, “O Planejado e o Inesperado”, os alunos foram questionados a pensar sobre a responsabilidade individual e coletiva, refletindo sobre formas e maneiras de contribuir para a transformação dos espaços e pessoas na sociedade.

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO – ARTE: UM PROJETO POSSÍVEL

DATA: 07/11/2024, quinta-feira

HORA: 19h30

LOCAL: Praça de Convivência

ACESSIBILIDADE: Libras

O documentário, “Arte: Um Projeto Possível”, de Charles Paiva e Letícia Gois, apresenta relatos de ex-estudantes do Ensino Médio que participaram da Iniciação Científica à Pesquisa em Arte, realizada no Colégio Padre Eustáquio entre os anos de 2016 e 2019. O filme tem as participações de artistas como Yara Tupynambá, Fernanda Takai e Lydia Del Picchia, que foram convidadas, na época do projeto, e retornam com um relato de afeto em relação à arte e sua conexão com a vida estudantil.

NOVEMBRO NEGRO – UFMG

DATA: 14/11/2024

HORA: 11h, 11h30, 17h e 17h30

ACESSIBILIDADE: Libras, 17h

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal integra a programação de 2024 do Novembro Negro UFMG. Nesta 7ª edição, o evento destaca os avanços e pauta as dificuldades enfrentadas na UFMG no enfrentamento ao racismo em suas diferentes manifestações, estrutural, institucional, epistemológico, dentre outras. No MM Gerdau serão abordados temas, oficinas e histórias sobre a cultura ancestral do Congo, que tanto influenciou na história cultural, patrimonial e tecnológica de Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO:

Contação de História: Galanga Chico Rei e a Rainha Djalô

Hora: 11h às 11h30 // 17h às 17h30

Oficina: Pigmento Mineral nas Máscaras Africanas

Hora: 11h30 às 12h

Oficina: Memórias de Ferro – A Tradição Ferreira Africana no Brasil

Hora: 17h30 às 18h30

8ª NOITE MINEIRA DE MUSEUS E BIBLIOTECAS

DATA: 14/11/2024
HORA: visitação até às 22h

LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

A ação é realizada pelo Governo de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus). A proposta executada desde 2022 é estender por um dia o horário de funcionamento dos equipamentos culturais até as 22h, fomentando a visitação aos equipamentos presentes no estado.

LANÇAMENTO DE LIVRO: “SERÁ QUE ALGUÉM SABE”?
AUTORIA: GUSTAVO RODRIGUES E MARIÂNGELA HADDAD

DATA: 30/11/2024
HORA: 10h

LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Primeiro livro infantil escrito por Gustavo Rodrigues em parceria com a ilustradora e escritora Mariângela Haddad. O livro aborda as pequenas escolhas da vida de criança, quanto é necessário lidar com a curiosidade e se equilibrar entre o certo e o errado para experimentar muitas coisas deste mundo tão grande. Em “Será Que Alguém Sabe?”, Carol é uma menina que adora doces, mesmo que não saiba de quem são!

#AMOMINERAIS
TEMA: Silicatos

DATAS: 07, 14, 21 e 28/11/2024

HORA: 12h
LOCAL: Instagram do MM Gerdau // @mmgerdau

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.